• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Fase Cinco

Foto: Ari Raynsford e eu. Novembro 07
Se você não consegue integrar o mundo fragmentado de informações e escolas de conhecimento contraditórias como partes de um todo coerente, você precisa ler Ken Wilber. Foi isso o que fizemos cerca de trinta pessoas no sábado, 24/11/07: Reunimo-nos na faculdade de Homeopatia na Vila Mariana para uma discussão teórica, baseados no resumo do material feito pelo Ari Raynsford.
Os rascunhos originais em inglês estão na internet.

http://www.kenwilber.com/professional/writings/index.html


O Pluralismo Metodológico Integral tece o conceito de “pós - metafísica integral”. Ele pretende legitimar as descobertas das tradições espirituais do mundo, mas destituí - las de sua mitologia. Condição para que tais abordagens conquistem legitimidade em ambientes intelectuais modernos e pós-modernos.

A minha visão de terapia tem sofrido influência dessas idéias. Quero poder falar de espiritualidade para o público acadêmico sem perder a credibilidade científica. E este autor também quer a mesma coisa.

A idéia de estruturas metafísicas pré-existentes ou pré - dadas foi rechaçada por Kant. Esta rejeição é acatada por toda cultura ocidental do pós-iluminismo. Wilber usa o conceito de “Hábito Cósmico”, emprestado de Whitehead, para gerar uma visão que recria uma evolução físico - histórica sem estruturas míticas – metafísicas pré-existentes. Também introduz a idéia de perspectivas interiores e exteriores para cada quadrante da realidade ( O conceito de quadrante é apresentado em obras anteriores).
Propõe uma matemática que substitui variáveis por perspectivas. Estabelece um endereço cósmico para cada evento gerado no universo, e apresenta o polêmico conceito de “autopoiese social”, que nenhum de nós chegou perto de entender o que é.
Com essa nova abordagem, Wilber abre as portas para a releitura crítica pós - moderna de toda a tradição contemplativa, tanto do oriente quanto do ocidente.

O trabalho acadêmico de Wilber se encontra no que está se chamando de “fase cinco”. Se você não tem idéia do que estou falando, mas o assunto lhe pareceu interessante, pode começar por uma boa leitura introdutória. Recomendo “Uma breve estória do universo”http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3204002&sid=18112818310115577679982111&k5=1E1FB635&uid=

Wilber está numa "cruzada de integração". Essa é sua tarefa. Possibilitar a coexistência coerente de escolas intelectuais antes epistemologicamente incompatíveis. Wilber está criando uma nova lógica. Não. Um novo método. Uma práxis intelectual que permite a inclusão sistemática e pertinente de todo conhecimento humano disponível. Sua introvisão está abrindo as mentes de muitos. De nós trinta, certamente.
Se você sente angústia porque percebe inconsistências filosóficas na sua visão de mundo, você precisa ler o cara.
Abraços.

Nenhum comentário: