• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 7 de outubro de 2007

IB Fair e a Educação Globalizada.


Faço parte de grupo privilegiado de educadores que utilizam uma abordagem educacional exemplar, na qual acreditamos e admiramos. Sabemos que essa não é a realidade do país. No Brasil tudo ainda está por fazer. (Conheça o projeto “Todos pela educação”, no link ao final da página).

“IBO”, “International Baccalaurelate”, ou simplesmente“IB diploma”. Fundação educacional que há 40 anos se posiciona na vanguarda da educação mundial.

Um edifício em construção. Desenvolve ininterruptamente seu formato e conteúdo.O foco é a formação do individuo integral, do ensino fundamental (PYP e MYP - veja diagrama do MYP na imagem postada acima) e ensino médio (IB). São 11 escolas no Brasil. Seis em São Paulo, três no Rio e duas em Curitiba. São 2.123 no mundo, “linkadas” através do site da instituição. Os seus idiomas oficiais são o espanhol, inglês e o francês. Com português apenas não se vai muito longe. A duração do curso IB é de dois anos (coincide com os dois últimos anos do ensino médio brasileiro). Os estudantes são avaliados de acordo com critérios padronizados internacionalmente, assim como as próprias escolas. Somos co-criadores do programa, que é revisto constantemente pela comunidade ao redor do mundo, através dos workshops anuais. As áreas acadêmicas orbitam os três elementos centrais do programa: O Extended Essay, (monografia nos padrões acadêmicos com 4.000 palavras que o aluno desenvolve sobre assunto de seu interesse); O TOK (filosofia do conhecimento) e o CAS (Programa extracurricular de 220 horas com focos em criatividade, ação e serviço social). O Nível acadêmico exigido nas disciplinas IB do ensino médio às vezes é semelhante ao nível exigido em boas universidades brasileiras. Nós professores do IB teremos o prazer de mostrar detalhes desse programa a você pessoalmente no dia 22 de outubro de 2007. Ofereceremos à comunidade em geral uma pequena “feira - evento” com esse objetivo. Uma oportunidade para conhecer de perto os conteúdos acadêmicos e procedimentos, e discuti-los com os professores que os aplicam. Esperamos todos lá!


Local: Escola Suíço-Brasileira de São Paulo.

Horário: 19h: 30min. Telefone: 11 5682-2140.

Para saber mais, assista video "IB Learner Profile" (em inglês) de 2 minutos, no Youtube.

Abraços.

Nenhum comentário: